Olá, faça o seu login ou cadastre-se

(11) 2565-5244
educacao@b3.com.br

Certificações

Objetivo

O objetivo do Programa de Certificação - PQO é atestar o conhecimento em sua área de atuação e estabelecer um processo de atualização contínuo dos profissionais atuantes em parte dos mercados administrados pela B3, a fim de manter o elevado padrão de qualidade operacional na indústria de intermediação. Para obtenção da certificação, o profissional deve ser aprovado na prova aplicada pela B3 Educação.

Quem pode obter a certificação

Qualquer profissional ou demais interessados, independentemente de vínculo com o participante. A escolha da área de conhecimento deve basear-se nas atividades desempenhadas pelo profissional conforme descrições estabelecidas no “Manual de Certificação Profissional”.

A prova

A prova de certificação é realizada em ambiente eletrônico nas dependências da B3 Educação em São Paulo e no escritório do Rio de Janeiro. É composta de 60 questões de múltipla escolha e o nível das questões e os assuntos abordados variam para cada função.

A prova tem duração de 3 (três) horas. O profissional será considerado aprovado se acertar, no mínimo, 60% das questões (36 respostas).

É importante observar as seguintes regras para a prova:

  • não é permitida a transferência de turma agendada;
  • não é permitida a transferência da vaga para outro candidato;
  • para reembolso de 100% do valor da inscrição, é necessário solicitar cancelamento com, no máximo, 7 (sete) dias de antecedência da data agendada;
  • é obrigatório apresentar documento pessoal com foto no dia da prova;
  • não é permitido consultar material de referência no dia da prova;
  • é permitido o uso de calculadora eletrônica HP12C;
  • a tolerância máxima de atraso é de 15 (quinze) minutos.

Importante! A B3 Educação reserva-se o direito de aplicar as provas de certificação em papel, sem prejuízo ao aluno, caso o sistema apresente alguma falha no dia marcado.

Resultados

A divulgação do resultado da prova ocorre imediatamente, quando realizada em formato eletrônico, ou até 10 (dez) dias úteis depois, caso seja realizada em outro formato.

O comprovante de certificação é disponibilizado na página Consulte sua Certificação no dia útil seguinte à divulgação do resultado e pode ser impresso pelo profissional.

Validade da certificação

A certificação tem validade de 5 (cinco) anos para todos os profissionais que foram certificados partir de janeiro de 2011.

Perguntas frequentes certificação PQO

Existe algum pré-requisito para a certificação?

Não existe pré-requisito quanto à formação acadêmica. A certificação é permitida a qualquer estudante ou profissional vinculado ou não a uma instituição participante do mercado.

A certificação é obrigatória?

A certificação é obrigatória a todos os profissionais atuantes em parte dos mercados administrados da B3. Profissionais não atuantes também podem fazer a prova e obter a certificação.

Sou agente autônomo certificado pela Ancord. Preciso fazer a prova de certificação da B3 Educação?

Os profissionais aprovados na prova de certificação de agente autônomo da Ancord a partir de maio de 2012 estarão automaticamente aprovados na certificação do PQO na área de Operações B3.

A Ancord é responsável pelo envio das informações dos aprovados à B3 para validação da prova de certificação do PQO.

Como é divulgado o resultado da prova?

A divulgação do resultado da prova ocorre imediatamente, quando realizada em formato eletrônico, ou em até 10 (dez) dias úteis depois, caso seja realizada em outro formato.

O comprovante de certificação é disponibilizado na página no dia útil seguinte à divulgação do resultado e pode ser impresso pelo profissional.

O que acontece se eu for reprovado na prova de certificação?

Você pode realizar a prova de certificação quantas vezes desejar, até sua aprovação. É importante lembrar que a certificação não será concedida se você for reprovado na prova.

Qual o prazo para realização da prova?

O profissional ativo, portador de certificação vencida é considerado irregular no exercício de sua atividade perante a B3. Havendo vínculo com o participante do mercado, este será responsabilizado.

Para os profissionais não atuantes não há data-limite para a realização da prova.